Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

Confirmado os benefícios à saúde produzidos pela Dieta do Mediterrâneo.

Nos últimos anos vários trabalhos científicos têm confirmado os benefícios à saúde produzidos pela Dieta do Mediterrâneo.

Este livro utiliza como embasamento bibliográfico dezenas de publicações especializadas, sendo que três delas, publicadas nas mais prestigiadas revistas médicas mundiais, serviram como base para o livro.

A primeira destas publicações demonstrou, em uma população grega, que a maior aderência à Dieta do Mediterrâneo reduziu a mortalidade total por todas as causas (New England Journal of Medicine, de 26 de junho de 2003). A mesma conclusão foi obtida de um estudo que utilizou grupos, com pessoas de mais de setenta anos, de dez países da Europa, e que aderiram à Dieta do Mediterrâneo, combinada com atividade física, não fumar e consumo moderado de álcool (Journal of American Medical Association, de 22 de setembro de 2004).

O terceiro trabalho, mais recente, demonstra que um grupo de indivíduos com doença cardíaca que utilizaram a Dieta do Mediterrâneo, apresentaram uma redução significativa de mortalidade, em um período de quatro anos, quando comparados com cardíacos que não utilizaram a dieta (Archives of Internal Medicine, de 25 de abril de 2005)

Escrita pela Equipe ABC da Saúde - www.abcdasaude.com.br - , cuja visitação alcança mais de 2 milhões de visitas/mês, a idéia do livro é aplicar o conceito de que informação atualizada, associada a uma explicação acessível, baseada em evidências científicas, representa importante ferramenta de conscientização, primeiro passo na difícil empreitada de modificação de hábitos, e dessa forma colaborar com as políticas de prevenção em saúde.





O QUE É?

Dieta do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França e outros). Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.

Vários estudos têm confirmado esta observação. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).

Deve ser salientado que essas populações, originalmente, mantinham naturalmente atividade física regular o que, comprovadamente, por si só, contribui para a melhoria da saúde e da expectativa de vida.

NOSSA PROPOSTA

Nossa proposta é a associação da "Dieta do Mediterrâneo + Atividade Física" que, como está cientificamente comprovado, propicia a longevidade, diminuindo o risco cardíaco, de câncer e outras doenças.

Não se trata de um regime somente para emagrecer, mas uma dieta cujos componentes têm atividade terapêutica preventiva para toda a vida! Participe você também desta Revolução!





COMO FUNCIONA?

Uma dieta personalizada, a escolher entre 4 opções, para as suas necessidades calóricas para servir como sugestão a partir da qual você poderá compor a sua dieta com ênfase nos alimentos e os cuidados que compõem a nossa Dieta do Mediterrâneo;

Um conjunto de receitas equivalentes baseadas em calorias para substituição do prato principal do almoço, jantar e outras refeições;
Tabelas de calorias (frutas, legumes, verduras, bebidas e outros),
Tabelas de calorias de atividade caseiras e esportivas;
Orientações sobre os extras: bufês, domingos, dias festivos e suas compensações;
Apoio científico através de 17 artigos, escritos por especialistas nas diversas áreas médicas.











APOIO CIENTÍFICO

Compreende alguns capítulos:

I- Atividade Física

A equipe médica da Clínica FISICOR, composta de cardiologistas, também especializada em prevenção do risco cardíaco, através de diversos artigos em linguagem para leigos, descreve quais os melhores exercícios e os cuidados que devem ser observados.

II - Abordagem sobre assuntos médicos relacionados com a Dieta do Mediterrâneo

Outros temas que precisam ser conhecidos estão incluídos neste livro. Foram escritos por nossa equipe médica especializada, como importante complemento informativo de orientação, indispensável para toda pessoa que pensa seriamente em atualizar-se sobre as recentes diretrizes médicas nas diversas áreas da saúde, e cujo conteúdo, profundamente abordado e atualizado em nossa oferta, cuja leitura recomendamos fortemente como orientação antes de se iniciar qualquer programa de saúde e atividade física, e cuja relação segue abaixo para a sua referência:



01. Obesidade
02. Obesidade na Infância e na Adolescência
03. Vitaminas
04. Tabela dos Nutrientes
05. Hipertensão e Arterioesclerose
06. O Colesterol
07. Doenças Cardíacas e Fatores de Risco
08. Ômega-3 e Ômega-6
09. O Óleo de Oliva
10. Vinho e Saúde
11. Dieta, Calorias e a Lei da Termodinâmica
12. Calculando as necessidades Calóricas
13. Questionário de Avaliação de Saúde
14. Exercício e Prevenção de Doenças Cardiovasculares
15. Exercícios Aeróbicos
16. Caminhada
17. Exercícios na Terceira Idade
18. Alongamentos
19. Orientações para os Exercícios




Fonte e Foto : ABC Saúde